A mundialmente famosa e consumida Coca Cola é já há algum tempo acusada a meia voz de não ser um produto saudável, e de pelo contrário, ser uma bebida prejudicial à saúde. Esta informação que corria pela internet e pelas caixas de correio electrónico de meio mundo, aos poucos tem vindo a ganhar o estatuto de verdade efectiva. Os argumentos da acusação variavam. Para demonstrar o nível de toxicidade da mistura, evidenciavam-se todas as suas possíveis utilizações - desde ser utilizada para limpar estradas, como para desenferrujar canalizações.
Ora, tendo em vista as proporções que esta publicidade negativa estava a atingir, a Coca Cola decidiu tomar uma atitude.
A atitude não passa nem mais nem menos do que por assumir as potenciais consequências negativas do consumo da bebida, mas desvalorizando-as.
No mais baixo, vergonhoso e repugnante exemplo de publicidade a que já todos devemos ter tido oportunidade de assistir nas nossas televisões, a Coca Cola dá a volta a todos os argumentos acima descritos, RECONHECENDO que estes boatos têm de facto um fundo de verdade e que não existem provas de que a Coca Cola aumente a nossa esperança de vida, mas que contribuindo para momentos felizes [como são todos aqueles em que a bebemos], podemos indirectamente estar a contribuir para isto, uma vez que, e aí sim existem provas efectivas, a felicidade aumenta a nossa longevidade.
Isto é a legitimação e a assunção de que produtos que consumimos são reconhecidamente prejudiciais à nossa saúde por quem os fabrica, sem que tenhamos a mínima informação sobre isso.
Neste anúncio, a Coca Cola assume que nos anda a vender veneno há décadas, que sabe que o faz, e que isso para eles não tem a mínima importância.
Agora, o céu é o limite.
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. Epílogo
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